sexta-feira, 8 de julho de 2011

INFORMATIVO

Mais beneficiárias devolvem cartão do Bolsa Família na Paraíba

Depois que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Juazeirinho divulgou a devolução por duas beneficiárias, outras oito procuraram a prefeitura com a mesma iniciativa
Claudivânia Souto
Rosa da Silva Santos assina documentos para devolver o cartão do Bolsa Família –
Brasília, 7 – A melhoria de vida ocasionada pela transferência de renda do Bolsa Família resultou em cena pouco comum em Juazeirinho, município pobre da Paraíba. Depois que a prefeitura divulgou a devolução do benefício por duas mulheres, outras oito compareceram à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social para devolver o cartão, totalizando dez pessoas em 24 horas.

As primeiras foram Luzia Rodrigues de Souza, de 65 anos, e Rosa da Silva Santos, de 66, beneficiárias do programa de transferência de renda do Governo Federal desde 2003. Ao melhorar de vida e conseguir contribuir com a previdência social, ambas passarão a receber a aposentadoria pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e não precisarão mais do benefício concedido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

O gestor do programa em Juazeirinho, Wagner Colaço, fez questão de registrar o momento, considerado raro em um município com altos índices de pobreza e desigualdade. Emocionada, Rosa da Silva agradeceu aos funcionários, fazendo questão de cumprimentar e abraçar um por um. “Agradeço primeiro a Deus, pela saúde e pela oportunidade de criar meus filhos com dignidade. O dinheiro do Bolsa Família foi de muita serventia para mim. Era com essa renda que eu comprava fubá e feijão para alimentar minha família”, conta.

Wagner Colaço explica que, apesar da nobreza da iniciativa das duas senhoras, não é a primeira vez que beneficiários de Juazeirinho fazem a devolução voluntária. Quando isso ocorre, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social elabora um termo de devolução, assinado pelo beneficiário, além de promover a atualização dos dados no sistema, e a quebra simbólica do cartão.

O gestor festejou a devolução pelas oito beneficiárias que se seguiram a Rosa e Luzia. “Que essa atitude de honestidade, digna do reconhecimento dos poderes públicos, sirva de exemplo para que outras pessoas com condições até melhores adotem a mesma iniciativa. São exemplos a serem seguidos”, comentou.

Fernanda Lattarulo
Ascom/MDS
(61) 3433-1106

fonte: MDS
www.mds.gov.br/saladeimprensa