Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência .Desde 1982, a partir de um encontro de entidades nacionais, no dia 21 de setembro é comemorado o Dia Nacional de Luta das Pessoas Portadoras de Deficiência. Apesar disso, a data foi aprovada apenas em 2005, quando a lei que a instituiu foi publicada no Diário Oficial da União no dia 15 de julho (lei 11.133/05). O mês de setembro e o dia 21 foram escolhidos por causa da Primavera, que começa nesse dia que também é o Dia da Árvore -tudo para representar o nascimento de reinvindicações de cidadania e participação plena na sociedade.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, as "pessoas com deficiência" correspondem a 10% de toda a população do mundo. Estas pessoas possuem necessidades especiais devido às suas dificuldades e limitações, mas necessitam também de ter sua identidade reconhecida e romper com a tradição de uma
globalização que as segrega, uma sociedade que as marginaliza e exclui.
As barreiras sociais podem ser eliminadas através de campanhas de sensibilização e educação do público, para alcançar uma modificação de atitudes e o comportamento com relação às pessoas com deficiência. Como diz José Antonio Junca Ubierna, não se muda uma sociedade por decreto, mas, sem dúvida nenhuma, o alcance da integração das pessoas portadoras de deficiência passa por superar importantes barreiras culturais e sociais.
Estes obstáculos demandam tempo e estratégias distintas para a sua solução. Assim sendo a realização do Seminário Conquistas e Vitórias objetiva comemorar a passagem do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, momento este de informações, discussões e reflexões sobre a questão da pessoa com deficiência. Busca também motivar e incentivar ações individuais mais inclusivas e consequentemente uma real Inclusão Social.
ACONTECERÁ NO CUCA:
PROGRAMAÇÃO
18h Grupo Teatral Noz Cego - Peça: “As Avessas”
18:30h Mesa de Abertura
19h Conselhos Representativos das Pessoas com Deficiência
Palestrante: Alexandre Baroni - Coordenador Executivo da CORDEF/SJCDH
19:50h Secretaria Nacional da Promoção dos Direitos das PcD
Palestrante: Antônio José Ferreira
Coordenador Geral da Promoção dos Direitos das Pessoas c Deficiência/SEDH
20:40h às 21:10 - Espaço para debates
21:10h às 22h - Encerramento com entrega de certificados
Contribuições diferenciada por categorias:
• PcD - isentos
• Acompanhantes - 01 brinquedo
• Estudantes - 10,00 (dez reais) mais 01 brinquedo
• Profissionais - 20,00 (vinte reais) mais 01 brinquedo
Público Alvo :
Pessoas com deficiência, estudantes, profissionais e a comunidade em geral.
Local de inscrição: Curso Ideal
End. Rua Germiniano Silva, Centro, F. de Santana (em frente a sede do Fluminense) ou pelos tels:
75 3489.2423, 3626.4325, 75 8854.9491